Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Padrões de Referência Para Aptidão Cardiorrespiratória Medida pelo Teste Cardiopulmonar: análise de 18.458 exames.

ROSSI NETO JM, TEBEXRENI AS, ALVES ANF, SMANIO PEP, ABREU FB, THOMAZI MC, NISHIO PA, CUNINGHANT IA
Fleury Medicina e Saúde - São Paulo - SP - Brasil

Introdução: apitidão cardiorrespiratória (ACR) pode ser medida diretamente pelo consumo máximo de oxigênio (VO2max) em um teste cardiopulmonar de esforço (TCP) ou estimatida por formulas no teste ergométrico prever o VO2max, porém as coortes avaliadas são relativamente pequenas e com diversidade limitada. Importante é que pequenas melhoras na ACR (1 MET) está associada a considerável redução na mortalidade (10 a 25%). Por estes motivos, faz-se necessário a determinação de padrões de referência para a ACR no Brasil baseados no VO2max com TCP entre homens (H) e mulheres (M) dividos por faixas etárias.

Métodos: foram incluídos TCPs consecutivos entre o 01/01/2000 a 31/05/2016. Análise dos gazes e ventilação foram obtidos a cada respiração (VMax Encore TM). Exclusão: VO2 pico, doença estrutural cardíaca conhecida, medicamentos influenciam VO2 max e testes anormais. A análise de variância foi utilizada para diferenças dos valores de VO2máx entre sexo e grupos etários, teste de Tukey foi utilizado para análise post hoc.

Resultados: Total de 24.929 TCPs, foram excluídos 5.262 por VO2 pico, 669 por alteração ECG e 604 por medicações. Coorte final de 18.458 em 12.750 H e 5.708 M com idade variando de 7 a 84 anos. Tabela abaixo mostra os percentis do VO2 entre H e M e faixas etárias. Houve redução progressiva do VO2max com aumento da idade tanto nos H como nas M (p<0,0001).

Conclusão: Este registro foi criado para desenvolver valores de referência da ACR pelo TCP em esteira no Brasil. Estes valores devem prever uma interpretação mais precisa do VO2max a partir dos testes de esteira para a população do Brasil do que os padrões baseados em estimativas atualmente utilizados.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

15, 16 e 17 de junho de 2017
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil