Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Relato de caso: sucesso da Terapia Nutricional precoce com leite humano em neonato cardiopata pré-termo e muito baixo peso

SOUZA, ANV, MACEDO, LCS, COSTA,RP, LUIS FELIPE
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Introdução: A dupla via de saída do ventrículo direito (DVSVD) é uma condição em que as grandes artérias estão relacionadas ao ventrículo direito, causando cianose ou insuficiência cardíaca congestiva por hiperfluxo pulmonar, de acordo com o grau de obstrução pulmonar ou sistêmica. Ambas com impacto no desenvolvimento poderoestatural. Os neonatos pré-termos nessa condição devem receber especial atenção devido necessidades energéticas aumentadas, sendo leite humano considerado alimento ideal por suas propriedades nutritivas, imunológicas e de maturação gastrointestinal.

Objetivo: Relatar a evolução do estado nutricional de neonato pré-termo e  muito baixo peso portador de DVSVD, submetido à terapia nutricional precoce.

 

Material e método: Relato de caso de paciente P.V.L,gênero feminino, 1 mês de vida, nascida na instituição. Foram coletados dados do prontuário referentes à evolução clínica. A determinação do estado nutricional ao nascimento se deu por meio da curva de prematuridade de Alexander, por meio de dados antropométricos: peso, comprimento e perímetro cefálico (PC). As necessidades calórica e proteica foram calculadas de acordo com recomendações para neonatos prematuros e comparadas com a dieta recebida. Resultado: A paciente P.V.L. nasceu com diagnóstico de DVSVD com atresia pulmonar, com peso de 1355g e comprimento de 37cm, PC:29cm, pré-termo, muito baixo peso e pequena para a idade gestacional. Após estabilidade hemodinâmica, com 24h de vida, iniciou-se terapia nutricional parenteral (TNP) e enteral (TNE) mínima com 2ml de colostro pasteurizado a cada 3 horas. O incremento diário da TNE foi estabelecido em 10ml/kg de peso por dia com utilização de leite humano ordenhado da própria mãe ou pasteurizado hipercalórico selecionado do Banco de leite (acima de 700kcal/100ml). A TNP foi suspensa após 6 dias, ao atingir oferta de 80kcal/kg de peso e iniciou-se aditivação do Leite humano com 1g por horário para atingir o aporte energético-proteico. Neonato evoluiu com boa tolerância e sem intercorrências relacionadas à terapia nutricional, como distensão abdominal, diarréia, vômitos ou enterocolite. As metas calóricas e proteicas eram 130kcal/kg de peso e 3,5g/kg de peso, respectivamente, ambas atingidas em 2 dias de TNE exclusiva. Atualmente, segue pesando 1945g, medindo 41cm e PC:30,5cm. Apresenta média de ganho ponderal de 24g por dia. Conclusão: Observou-se que a terapia nutricional instituída precocemente com leite humano exclusivo ordenhado ou selecionado de banco de leite humano foi efetiva no desenvolvimento do neonato pré-termo.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

15, 16 e 17 de junho de 2017
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil