Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO SUSCITANDO DIAGNÓSTICO DE MIXOMA ATRIAL ESQUERDO – RELATO DE CASO

OLIVEIRA, A.P., Lima, E.A., Boy, H.F, Tenório, B.F.
SCMBH - BELO HORIZONTE - MG - BRASIL

INTRODUÇÃO

MIXOMAS SÃO OS TUMORES PRIMÁRIOS CARDÍACOS MAIS COMUNS, 75% ESTÃO NO ATRIO ESQUERDO (AE), 23% ÁTRIO DIREITO E 2% CAVIDADE VENTRICULAR. MIXOMA ATRIAL ESQUERDO (MAE) É UMA CAUSA RARA, MAS CURÁVEL DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVCI)2 E CORRESPONDEM A MENOS DE 1% DAS CAUSAS, FUNDAMENTALMENTE NO SEXO FEMININO3. RELATAMOS O CASO DE UMA PACIENTE COM AVCI CARDIOEMBÓLICO DEVIDO MAE.

RELATO DO CASO

MULHER DE 60 ANOS, TABAGISTA (15 ANOS/MAÇO), HOSPITALIZADA EM NOVEMBRO DE 2016, POR QUADRO SÚBITO DE HEMIPARESIA ESQUERDA E DISARTRIA DURANDO 40 MINUTOS JUNTO A QUEDA DE SENSÓRIO. NEGAVA SÍNCOPE, MAS AFIRMAVA PERDA DE PESO E SINTOMAS CONSTITUCIONAIS. EM TOMOGRAFIA DE CRÂNIO REVELOU LESÃO HIPODENSA EM REGIÃO PARIETAL DIREITA (FIGURA 1). DIAGNOSTICADA COM AVCI, SEM RELATOS DE TROMBÓLISE. RECEBEU ALTA APÓS ESTABILIDADE CLÍNICA.

FIG 1. TOMOGRAFIA DE CRÂNIO SEM CONTRASTE. IMAGEM HIPODENSA EM LOBO PARIETAL.

DIA 06/01/17 FOI ATENDIDA POR DISPNÉIA (NYHA III) E DOR TORÁCICA INICIADA DESDE O DIAGNÓSTICO DO AVC, COM PIORA RECENTE. REALIZOU ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO NO DIA 06/01/17, QUE MOSTROU MASSA PEDICULADA NO AE ADERIDA AO SEPTO INTERATRIAL, MEDINDO 5,9 X 3,2 MM NO CORTE EIXO LONGO E 6,1X3,4 MM NO CORTE APICAL, OCUPANDO CERCA DE 80% DO AE. MIGRAÇÃO DE MASSA PARA VIA DE ENTRADA DO VENTRÍCULO ESQUERDO (VE) NA DIÁSTOLE, CAUSANDO ESTENOSE MITRAL LEVE (FIGURA 2). ABORDADA PELA CIRURGIA CARDÍACA DIA 19/01/17, COM RESSECÇÃO DE MASSA TUMORAL NO INTERIOR DO AE JUNTO COM SUA FIXAÇÃO NO ASSOALHO DA FOSSA OVAL. FEITO RECONSTRUÇÃO DO SEPTO ATRIAL COM REMENDO PERICÁRDICO BOVINO. RECEBEU ALTA APÓS RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA.FIG 2. ECOCARDIOGRAFIA TRANSTORÁCICA. SETA AMARELA: IMAGEM PEDICULADA EM ATRIO ESQUERDO.

DISCUSSAO

DESCREVEMOS UMA PACIENTE SEM COMORBIDADES PARA DESENVOLVER AVCI, PORÉM ESTE FOMENTOU DIAGNÓSTICO DE MAE. A MAIORIA DOS MAE LOCALIZA-SE NO AE, O QUE TORNA A EMBOLIZAÇÃO TANTO FREQUENTE (30-40%)3.

A TRÍADE VISTA NO MAE SE DÁ POR OBSTRUÇÃO AO FLUXO SANGÜÍNEO, LEVANDO À INSUFICIÊNCIA CARDÍACA INTERMITENTE, SINTOMAS GRIPE-LIKE COM ANOREXIA E PERDA DE PESO, E EMBOLIA5. EM NOSSO CASO, O TUMOR OCUPAVA A VIA DE ENTRADA DO VE CAUSANDO OBSTRUÇÃO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. SINTOMAS COMO PERDA DE PESO E SINTOMAS CONSTITUCIONAIS PRESENTES, SE DEVEM EM ATÉ 50% DOS CASOS À PRODUÇÃO DE CITOCINAS PELO TUMOR4.

SEM FATORES DE RISCO QUE EXPLIQUE O AVCI, ENTENDEMOS QUE RESULTOU DE FRAGMENTO CARDIOEMBÓLICO PELO MAE, SENDO DIRIGIDO TRATAMENTO CIRÚRGICO COM INTUITO DE EVITAR NOVOS EPISÓDIOS E MELHORA DO STATUS CARDÍACO.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

15, 16 e 17 de junho de 2017
Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil