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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PACIENTES COM DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Daiane Vieira Medeiros Costa, Lidia Aparecida Rossi, Rejane Kiyomi Furuya, Eliana Costa Arantes, Eliane Nepomuceno, Carina Aparecida Marosti Dessotte, Rosana Aparecida Spadoti Dantas
EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - Brasil

Introdução

Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma das formas mais prevalentes das doenças cardiovasculares. Indivíduos com DAC precisarão aderir a medidas de prevenção secundária para reduzir eventos cardiovasculares recorrentes. Instrumentos de avaliação, como questionários e escalas, são recursos úteis para o enfermeiro avaliar determinados aspectos como, por exemplo, o conhecimento do indivíduo sobre sua doença. Assim, a avaliação do conhecimento do indivíduo com DAC é um importante passo para a fundamentação de estratégias de ensino e aprendizagem para essa população. A literatura sobre o desenvolvimento e validação de ferramentas de avaliação para essa situação específica ainda é escassa. Os objetivos dessa revisão integrativa de literatura foram buscar, identificar e analisar os instrumentos disponíveis para avaliar o conhecimento de indivíduos com DAC.

Métodos

Revisão integrativa de literatura desenvolvida de acordo com as etapasdefinir a questão norteadora e formular critérios para inclusão de estudos; pesquisa e seleção de estudos; extração de dados dos artigos incluídos na revisão; avaliação dos estudos incluídos na revisão; análise e síntese dos resultados; e apresentação da revisão. A pergunta norteadora para a elaboração da revisão foi: “Quais instrumentos válidos e confiáveis têm sido utilizados para avaliar o conhecimento de pacientes com DAC?”. A Figura 1 demonstra como foi feita a pesquisa e seleção dos estudos incluídos na revisão.

Resultados

Identificamos 12 diferentes instrumentos utilizados para avaliar o conhecimento sobre DAC. O instrumento Acute Coronary Syndrome (ACS) Response Index foi desenvolvido nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia e utilizado em seis estudos. O Coronary Artery Disease Education Questionnaire foi desenvolvido no Brasil, adaptado para ser utilizado com a população canadense e usado em três estudos. O Maugerl Cardiac Prevention Questionnaire foi desenvolvido na Itália, adaptado para a população brasileira e usado em um estudo.

Conclusão

 

Os dados obtidos nessa revisão proporcionam conhecimento sobre os instrumentos que podem ser utilizados para avaliação do conhecimento de indivíduos com DAC. Em número reduzido, esses instrumentos foram aplicados em poucos estudos e precisam ser aprimorados. Esse estudo fornece subsídios para a construção de novos instrumentos com o objetivo de avaliar o conhecimento de pacientes com DAC.

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